cas 1Em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente (01 de Abril) a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) instituiu uma semana para abordar o tema realizando uma série de palestras e atividades. A I Semana da Segurança do Paciente da SCMI começou nesta segunda-feira (23) e tem como tema “Abril pela Segurança do Paciente – Trilha do Conhecimento: Desvendando as Seis Metas da OMS”. A ação segue até dia 27 nos três hospitais e é voltada aos profissionaisde saúde.

A Semana da Segurança do Paciente na instituição acontece em duas etapas: a primeira ação intitulada “Trilha do Conhecimento: desvendando as Seis Metas da OMS” ocorrerá no Hospital Calixto Midlej Filho de 23 a 25, no Hospital Manoel Novaes entres os dias 24 e 25, e no Hospital São Lucas entre os dias 25 a 27, em horários alternados. A atividade consiste na liberação de pistas lúdicas que levam à sequencia de Metas da Organização Mundial da Saúde, e acontecem em seis locais diferentes nos hospitais.

cas 2A segunda ação consiste na primeira aula do Minicurso Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente, on-line e oferecido pelo IBES. A aula acontecerá no Auditório de cada unidade e é um estímulo para que os funcionários se inscrevam no curso on-line e gratuito disponível somente até o dia 30.

Sobre a Segurança do Paciente

Segundo a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HCMF, Priscila Chavenco, o objetivo é abordar os seis protocolos de segurança do paciente para uma assistência mais eficaz dentro do hospital. “A iniciativa visa alertar e sensibilizar os profissionais sobre a minimização de riscos, bem como melhorias na qualidade da assistência na instituição”, diz Priscilla.