hemo hrccPrimeiro usuário a ser submetido a um cateterismo cardíaco, numa unidade da rede pública na região Sul do Estado, o agrimensor Adrivan Morais Ferreira, 58 anos, já está em casa, na cidade de Itacaré. O procedimento foi realizado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus e Adrivan credita o êxito do seu tratamento às condições de atendimento e à perícia da equipe médica do HRCC.

“Graças ao atendimento que recebi, o exame foi realizado a tempo e não tive nenhuma sequela. Estou mantendo uma alimentação saudável e graças a Deus não sinto mais dores. Hoje posso realizar minhas atividades e viver normalmente”, informou Adrivan.

O agrimensor deu entrada no HRCC no dia 2, com um quadro clínico de infarto agudo. O exame de cateterismo foi indicado para o seu caso, devido à necessidade de alta precisão no diagnóstico.

“O exame indica a extensão, localização e morfologia das obstruções e a partir desse resultado é definido o melhor tratamento para cada pessoa”, explica o cardiologista Gláucio Mozer.

Além do procedimento de cateterismo de diagnóstico, o HRCC está também habilitado a realizar angioplastia (cateterismo terapêutico), para a desobstrução de artérias coronarianas (responsáveis pelo transporte de oxigênio ao coração), evitando a ocorrência de infartos. O primeiro usuário submetido a angioplastia, o aposentado Paulino Bispo da Silva, 68 anos, residente em Canavieiras, tem alta prevista para esta sexta-feira.

“Toda hora os enfermeiros vêm aqui ver como estou. O atendimento é excelente. Não tenho dúvidas de que o hospital tem muito a oferecer”, ressaltou o aposentado, que deu entrada no HRCC, no último sábado (17), com quadro clínico de infarto agudo.

O cardiologista Gláucio Mozer esclarece que o cateterismo é indicado, entre outras finalidades, para avaliar se o usuário apresenta perfil para angioplastia, cirurgia ou se o caso é para ministração de medicamentos.

“No caso do Paulino, o procedimento foi realizado com implante de stents. Agora ele está livre do risco de um novo infarto”, explicou Mozer. No total 24 cateterismos diagnósticos e uma angioplastia já foram realizados no HRCC.