gsA inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau, no próximo dia 15, é um marco para a saúde de toda a região Sul. Quem afirma é o ex-prefeito Geraldo Simões, que vê o equipamento como a mais importante obra na área da saúde em todos os tempos na região. Ele parabeniza ao governador Rui Costa e ao secretário Fábio Vilas-Boas pela obra e prevê uma melhora significativa no atendimento às necessidades da população.

Geraldo observa que o debate que deve ser travado em torno do hospital é sobre de que forma os municípios vão se organizar e os pacientes que estão nas filas de espera vão acessar, o mais rapidamente possível, os serviços oferecidos.

O ex-prefeito diz que a saúde é um dos grandes gargalos das administrações municipais, não apenas de Ilhéus e Itabuna, mas de toda a região. Ele observa, porém, que esse hospital vai obrigar os municípios a fazer a atenção básica que, combinado com a futura Policlínica Regional, possibilitará ao sistema de saúde pública atender as pessoas com dignidade na região.

“Ao mesmo tempo em que olhamos para o aspecto global da saúde, com um equipamento como o Hospital da Costa do Cacau, temos certeza que a resolutividade nas localidades também vai contribuir para o pleno atendimento das demandas. Aí, os municípios terão que investir em atenção primária, para que o sistema funcione perfeitamente”, observa Geraldo Simões.