uberSalvador e região metropolitana, além de Feira de Santana e Juazeiro, foram os primeiros no estado a oferecer serviço de transporte particular de passageiros via aplicativo. Agora Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro passam a usar o Uber. Os chamados podem ser feitos através do aplicativo no celular. O sistema chegou à Bahia em abril de 2016 e, de lá para cá, já cadastrou mais de 18 mil motoristas em todo estado, concorrendo com os táxis.

O novo serviço, via aplicativo, mudou o comportamento dos baianos, dando uma opção confiável e acessível de se mover pelas cidades, além de oportunidade de mais renda para os motoristas parceiros. Atualmente há muita concorrência no transporte de passageiros através de aplicativos, inclusive em Salvador, onde empresas e cooperativa de taxistas também passaram a investir em descontos para atrair mais usuários.

Um projeto de lei tramita no Congresso Nacional, que pode mudar as tarifas do serviço e inclusive elevar o nível de segurança de usuários e de motoristas. Em Ilhéus, a disposição da Settran é de considerar o serviço como transporte ilegal.