a quiteria (1)A ex-prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria de Jesus teve aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) suas contas referentes aos dois mandatos. Segundo Quitéria, que foi presidente da UPB por duas vezes e hoje dirige a Fundação Luís Eduardo Magalhães, a aprovação das suas contas é de um trabalho honesto e o compromisso que sempre dedicou ao município de Cardeal da Silva, tornando a cidade um lugar de todos com o excelente trabalho que desenvolveu em todos os setores, com destaque para a educação e a saúde.

Quitéria afirma que o sucesso da sua administração tem também de ser creditada a todos os colaboradores da administração municipal, desde o vice-prefeito Thiago Carvalho, secretários, diretores e a todos os funcionários concursados ou não, que ao lado dela trabalharam durante os oito anos dos dois mandatos no sentido de zelar pelo bem do serviço publico no atendimento a população e no desenvolvimento econômico do município.

Quitéria diz que “lutar pelo engrandecimento dos municípios no Brasil, é lutar por uma distribuição de renda melhor e que beneficie todos os munícipes que é onde mora trabalha e estudam todos os brasileiros”. Segundo ela, a “pirâmide do poder no Brasil esta invertida quando na verdade, são os prefeitos e vereadores os que mais perto do povo estão e quem mais recebem os reclames da população”.

HISTORICO

Com uma população de quase 10 mil pessoas, o município dista da capital Salvador cerca de 160 quilômetros e sua economia gira em torno da agricultura.

Cardeal da Silva é considerado um município com muita prosperidade econômica com suas imensas fazendas e culturas de eucalipto. Uma grande parte da população tira o sustento de suas famílias em empresas terceirizadas e quarteirizadas da Petrobras, pelo fato do município este próximo à área de Balsamo que é um grande polo da área industrial do petróleo no Brasil.

O município também é muito conhecido por suas majestosas festas e cavalgado. Desde 2009 realiza um dos maiores festejos juninos de toda a sua região, o Forró da Chiquinha.

Sua feira acontece nas segundas feiras de cada semana e atraem centenas de pessoas para o centro.

Sua Padroeira é Divina Pastora. O município também conta com belos rios como o rio Inhambupe que desagua no oceano Atlântico, também tem uma fonte de agua mineral que jorra sem parar, agua pura e limpa. (Fonte Wikipédia e IBGE)