Dr AlvaroA primeira cirurgia bariátrica por endoscopia da Bahia e a segunda do Nordeste aconteceu essa semana no Day Hospital do Centro Médico Beira Rio, em Itabuna. O  procedimento  foi realizado pelo Dr. Álvaro Albano (foto), Cirurgião Geral titulado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. A nova técnica de redução de estômago através da endoscopia chegou ao Brasil no início de 2017.

Mais de 3.000 pacientes já foram submetidos a este procedimento em diversos países até o fim de 2016, principalmente nos Estados Unidos e Espanha. A cirurgia apresenta  bons resultados e baixíssimos índices de complicações, com a simplicidade técnica por ser um procedimento endoscópico (não cirúrgico) e além disto não exige mais do que um dia de internação.

O cirurgião explica que o dispositivo do procedimento é conhecido como Overstitch, que após ser acoplado ao aparelho específico de endoscopia, permite realizar algo inédito na especialidade da endoscopia digestiva: a sutura endoscópica. “Sendo assim, pode ser usada para qualquer finalidade médica onde se deseje aproximar tecidos por endoscopia, sem a necessidade de uma cirurgia”, afirma.

O Overstitch oportuniza três  grandes finalidades, a redução do volume do estômago por endoscopia (Gastroplastia Redutora Endoscópica – GRE); revisão e correção de cirurgias bariátricas já realizadas; e tratamento de intercorrências de cirurgias bariátricas: precoces (fístulas) e tardias (alargamento da anastomose com reganho de peso).

O Day Hospital Beira Rio conta com equipamentos de ponta, quatro salas cirúrgicas, sala cirúrgica baritada, intensificador de imagem, torre de vídeo de última geração e modernos carros de anestesia. O espaço  é destinado a cirurgias de baixa e média complexidade, em que o paciente terá alta no mesmo dia da cirurgia e é utilizado por profissionais da medicina de todas especialidades e de toda região. O Day Hospital Beira Rio também oferece atendimento personalizado e individual aos médicos, atendendo às suas necessidades e de seus pacientes.

O Dr. Álvaro Albano é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva,  da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Professor Colaborador do Curso Imersão em Cirurgia Laparoscópica e Endoscopia – Goiânia e Coordenador do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital São José – Ilhéus.