O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) realiza nessa sexta-feira, dia 27, às 19h30, um Ato contra censura e intolerância religiosa. O evento acontece na Tenda, espaço cultural localizado na Avenida Soares Lopes.

Entre as presenças confirmadas no ato está a Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana; Renata Dias, diretora geral da fundação cultural do estado da Bahia; Mãe Ilza Mukale, do Terreiro de Matamba Tombeci Neto; Lula Dantas, da Associação do Culto Afro Itabunense) e outros representantes da sociedade civil organizada da região.

De acordo com o TPI, o ato é “uma resposta aos abusos cometidos por uma minoria da sociedade brasileira que clama pela volta da censura e que acusa levianamente artistas e intelectuais de incitação à pedofilia, zoofilia, dentre outros absurdos, e também em face aos crimes cometidos às religiões de matriz africana”.

Após o ato, as 20h haverá apresentação do espetáculo musical “Ensaio sobre uma tal democracia”, de Cabeça Isidoro, com percussão de JahGGa, da banda O’Quadro. O Teatro Popular de Ilhéus é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas de Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).