cetep 1Os estudantes do curso técnico em Zootecnia do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia (CETEP), localizado em Itororó, no Centro-Sul baiano, já estão tendo contato com suas áreas de atuação no campo. Por meio de aulas práticas, eles aprendem sobre manejo de pastagem, contenção bovina, fabricação de queijo e iogurte e são estimulados ao empreendedorismo, tendo em vista que o curso foca no desenvolvimento territorial e na perspectiva de contribuir para que os futuros técnicos possam se beneficiar das demandas geradas pelas cadeiras produtivas locais, podendo permanecer nas suas cidades de origem.

Thiago Alves Magalhães, 27, conta que sua família é produtora de leite e que o curso está o ajudando a agregar valor à sua pequena produção de queijos e iogurtes. “Eu já tinha o conhecimento bruto e agora estou adquirindo conhecimento técnico para ter uma noção completa de como é a produção. Estou gostando muito das aulas porque aprendemos sobre manuseio de utensílios, estocagem, normas de higiene e novas técnicas”, afirma o estudante empreendedor.

cetep 2Segundo a professora Luana Pio, as aulas práticas são muito importantes para a formação dos estudantes. “As atividades práticas permitem que eles tenham contato com o campo e entendam as funções de um técnico em Zootecnia. Além disso, os estudantes conseguem assimilar os conteúdos de forma mais proveitosa”, destaca a educadora.

A estudante Paola Silva Santos, 15, confirma. Ela está no primeiro ano do curso e teve seu primeiro contato com animais nas aulas práticas e está empolgadíssima. “Fiquei encantada com a possibilidade de me aproximar e poder tocar nos animais. Aprendi muito e tirei várias dúvidas com a professora que, por sinal, explica muito bem. Quero participar de muitas outras aulas como estas”, afirma.

Ensino e aprendizagem – Na aula de “manejo de pastagem”, os estudantes fizeram um levantamento de uma área de pastejo degradada e de outra empastada, para observar a importância do manejo correto do capim, que serve de alimentação para os animais. Já na prática sobre “contenção bovina” foram aprendidas técnicas de nós e amarrações para contenção de bezerros e vacas, que são necessárias para qualquer manejo com os animais, a exemplo de uma vacinação.

Os estudantes também receberam orientações sobre beneficiamento de leite, no qual aprenderam a produzir queijos, a exemplo do coalho incrementado com orégano e pimenta calabresa e iogurtes nos sabores de morango e ameixa. Os produtos fabricados na aula foram vendidos na comunidade e o dinheiro adquirido será investido em outras atividades do curso.