teia 1O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reafirmou seu compromisso com a transição agroecológica na agricultura familiar, durante a 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia, realizada pela Teia de Agroecologia dos Povos. O encontro, que terminou ontem  (23), em Porto Seguro, se constituiu num  canal  de diálogo, formação, articulação política e troca de experiências.

A Jornada é um importante espaço de divulgação, debates, e reflexões sobre a agroecologia no Estado, unindo povos e saberes para a defesa irrestrita da agroecologia, enquanto um modo de vida e um instrumento para conquistar a soberania dos territórios, onde a prática e os saberes tradicionais e científicos dialogam entre si em um espaço de articulação dos povos.

teia 2Para o diretor de Inovação e Sustentabilidade da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), Welliton Hassegawa, que participou da mesa de abertura e das discussões sobre Educação do Campo e formação em Agroecologia, o ambiente é de expectativa em torno dos modos diferenciados de vida no ambiente da agroecologia, da produção diferenciada e de culturas de cada bioma.

“Esperamos que ao final dessa jornada tenhamos avançado em temas como educação no campo, educação para agroecologia e políticas públicas para consolidar um sistema de transição agroecológica. Que a gente saia daqui com as redes mais fortalecidas e que a Teia, a partir dessas redes, consiga articular melhor a luta de todos os povos que são representados por ela”, disse.

jornadaDurante o evento aconteceu ainda a Feira de Economia dos Povos, além de plenárias, rodas de conversa, espaço auto-organizado de mulheres, oficinas práticas, troca de sementes crioulas, mostra de filmes e atividades culturais.

Participaram da 5ª Jornada, povos indígenas, quilombolas, sem terras, estudantes, juventude, agricultoras e agricultores, pescadores e pescadoras, marisqueiras, professores e professoras, cientistas e toda população engajada na defesa da agroecologia.