esprte-3

Atletismo, boxe, handebol, badminton, tênis de mesa e basquete numa iniciação esportiva em cada modalidade olímpica. Assim foi a participação da estudante Caroline Santana Dias, 8º ano do Colégio Municipal Lourival Oliveira Soares, em Ferradas, e de seus 35 colegas de turma na manhã de hoje, na Praça Rio Cachoeira, no primeiro dia de atividades na arena do projeto Bahia Território Esportivo. O projeto, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), está levando atividades esportivas gratuitas a cidades baianas. Itabuna é a terceira cidade a receber o evento que conta com o apoio da Prefeitura.

esporte-1Para Caroline Dias, além do esporte, o momento traz conhecimento, pois durante as atividades são passadas informações sobre modalidades olímpicas como judô, luta olímpica e badminton, esporte este que até a visita da caravana da Sudesb era desconhecido pela estudante e seus colegas. “Não conhecia este esporte, mas hoje, aqui na arena, conheci e já estou apaixonada. O Badminton é muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca, o que exige habilidades como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência”, explicou a estudante que fazia dupla na partida de Badminton com a colega Isabela Cardoso Magalhães.

O secretário municipal de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva, destaca que o projeto da Sudesb chegou em boa hora, já que a maioria dos estudantes da rede municipal de ensino ainda está em pleno período de aulas, pois o ano letivo só se encerrará em fevereiro de 2017. “Além disso, os estudantes também participaram de clínicas esportivas nas modalidades judô, tênis de mesa, esgrima, basquete, handebol, atletismo e luta olímpica, etc. e modalidades olímpica e paraolímpica em sala de aula”, disse.

esprte-2A arena desportiva acontece até o meio dia do próximo sábado, dia10, receberá novos grupos de alunos uma vez que o projeto Bahia Território do Esportivo na cidade envolverá 16 escolas da rede municipal de Itabuna e quatro escolas da rede particular – Moranguinho, Pio XII, Lua Nova e Carrossel. O projeto também enfoca a história dos Jogos Olímpicos, com maior destaque para as Olímpiadas e Paraolimpíadas Rio 2016 realizadas no meio do ano com sucesso no Rio de Janeiro de acordo avaliação do Comitê Olímpica Internacional (COI)

Segundo o coordenador do projeto da Sudesb Sandro Felício as ações se iniciaram com as clínicas esportivas para orientar os jovens sobre a prática das modalidades. Com entrada gratuita, as atividades ainda permitem aos  alunos vivenciarem a experiência olímpica e conhecer valores, história e curiosidades dos jogos olímpicos ao longo da história.