Itabuna é um dos 37 municípios a contar, a partir do próximo ano, com a oferta de cursos de medicina referente ao programa Mais Médicos. O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira a lista das cidades e instituições.

Elas foram selecionadas para oferecer 2.460 vagas. A decisão está sendo comemorada pelo prefeito Claudevane Leite e pelos secretários municipais de Educação, Dinalva Melo; de Saúde, Paulo Bicalho, e de Governo, Cleide Oliveira.

med-itaO Instituto Educacional Santo Agostinho venceu a disputa para implantar o curso em Itabuna, com 85 vagas, das quais 10 serão para bolsistas. A instituição já possui faculdades em Minas Gerais e um curso de Medicina em Conquista.

No mês passado, o prefeito Claudevane Leite participou de audiência no Ministério da Educação, em Brasília, para pedir maior rapidez visando à instalação do curso de Medicina, depois que o TCU liberou os cursos, em julho..

A partir da publicação da Portaria nº 545, de 26 de setembro, as instituições que tiveram propostas selecionadas serão convocadas para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso.

Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.

Vane mantém a expectativa quanto à realização do primeiro vestibular para Medicina ainda em dezembro, pelas Faculdades Santo Agostinho, com o início das aulas a partir de fevereiro.