tupi-2

Os índios tupinambás de Olivença realizam a VI Caminhada em Memória dos Mártires do Cururupe. Cerca de 1.200 pessoas participaram da atividade, que teve seu início na Praça de Olivença com o ritual do Porancim em frente à Igreja de Nossa Senhora da Escada, seguida de uma caminhada de oito quilômetros até a Praia do Cururupe.

tupi-3O local, extremo norte da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, foi cenário da sangrenta Batalha dos Nadadores, comandada por Mem de Sá, em 1559. Segundo relato do próprio governador-geral, quando dispostos ao longo da praia, “tomavam os corpos [dos indígenas assassinados] perto de uma légua”.

A caminhada foi marcada por protestos contra o governo Temer, e também  contra a demora na demora da demarcação do território Tupinambá. Mas também houve comemoração pela vitória o corrida no dia 14 de setembro no STJ, quando  foi  julgado o Mandado de Segurança que impedia a continuidade do processo de demarcação impetrado por produtores rurais. O mandado foi derrubado por unanimidade (10 x 0) no STJ.(fotos Ayla Gabrielle  e Valney Magno)