Daniel Thame

daniel charge cuba zapO imortal Nelson Rodrigues perpetrou certa feita que toda unaminidade é burra.

Pois o futebol brasileiro, em tempos de estiagem dentro e fora de campo, vive uma unaminidade chamada Tite.

Com desempenho melancólico da ´Era Dunga`, o dos 7×1 no Haiti, e uma ejaculação, ops, eliminação precoce na Copa América Centenário diante do Peru, a CBF finalmente se deu conta do risco da seleção ficar fora da Copa da Rússia.

E buscou o único nome que é consenso entre crítica e torcida. Tite, embora não esteja no patamar de Pep  Guardiola, José Mourinho ou Jorge Sampaoli, é de longe o melhor treinador brasileiro da atualidade.

O Corinthians de Tite, campeão do Brasil, da Libertadores e do Mundo, nunca se caracterizou pelo futebol brilhante, de encher os olhos do torcedor. Mas, em compensação, é de uma objetividade letal. Ganha quase sempre de 1×0, mas quase sempre ganha. Mais que um trocadilho, é quase uma necessidade para uma Seleção Brasileira que perdeu o encanto e a magia, um time quem a nem a Venezuela respeita mais.

tite 2Resgatar a Seleção Brasileira, torná-la competitiva e vencedora, fazer com que bons jogadores como Phillipe Coutinho, Willian, Douglas Costa, Lucas Lima, Casemiro rendam o que rendam nos seus times e tenham orgulho de vestir a camisa amarela.

Esses são os desafios imediatos de Tite, além da missão de conter o estrelismo de Neymar e seus chiliques de prima dona. Fazer o Neymar que se acha deus na seleção, ser o Neymar do Barcelona, craque acima da média, mas que joga em função do time e não o contrário.

Óbvio que a Seleção Brasileira vai melhorar com Tite, dar uma arrancada nas Eliminatórias e garantir a vaga para a Copa do Mundo na Rússia sem grandes sustos.

Esqueçam a magia do futebol, até porque os mágicos estão em falta por essas plagas. Pelo menos

Sai o futebol problemático de Dunga e entra o futebol programático de Tite.

Não é uma rima, mas espera-se que seja uma solução, agora parafraseando (mal) o igualmente imortal Drummond.

-o-o-o-

 

É gol- Reverbera-se que os chineses estão dispostos a pagar mais de 100 milhões de reais para contratar Gabriel, o Gabigol, do Santos. A se confirmar, o mundo enlouqueceu de vez. Ou virou uma imensa lavanderia…

É pênalti- Tudo bem que tem Alemanha, França, Itália, Espanha, Inglaterra, mas essa Eurocopa com Albânia, Islândia, País de Gales, Eslovênia, Irlanda do Norte tem alguns jogos em que a bola deveria apelar pra Lei Maria da Penha, de tanto que apanha,