dengue 2Já está em fase de acabamento, no centro de Itabuna, a adaptação de uma das mais importantes unidades de atendimento a pacientes com suspeitas de endemias provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti. O “QG de Combate ao Mosquito”, como foi denominado pela Secretaria Municipal de Saúde, funcionará na Avenida do Cinquentenário, nº 1.370 (antigo prédio de uma revenda de veículos). A previsão é de que seja entregue à população logo após o Carnaval.

Iniciados há 15 dias, as obras de engenharia incluíram desde reforma nas instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas a limpeza de piso, pintura interna e externa, além da instalação de divisórias para o funcionamento de laboratório, consultórios médicos, salas de triagem, de coleta, de hidratação e de controle, farmácia, recepção e conjuntos sanitários – masculino e feminino. No local também vai funcionar a Divisão de Vigilância Epidemiológica que, além do controle da doença, faz diariamente o acompanhamento estatístico.

dengue 1O QG ocupa uma área de 800 metros quadrados e, quando em funcionamento, se constituirá numa importante ferramenta de apoio para o atendimento à população que sofre os efeitos da epidemia causada pelo mosquito e ao mesmo tempo vai desafogar os hospitais.  Segundo o secretário de Saúde, Paulo Bicalho, o espaço é amplo, bem localizado e foi escolhido estrategicamente no centro da cidade não apenas para facilitar o acesso das pessoas de qualquer parte da cidade, mas também para oferecer atendimento de aos pacientes.

“Nossa proposta maior é proporcionar um conforto maior aos pacientes e agilização no atendimento às pessoas que necessitam de atenção, vítimas de dengue, zika vírus ou chikungunya”, afirma. A expectativa do secretário é atender cerca de mil pessoas diariamente no “QG de Combate ao Mosquito”.

O secretário Paulo Bicalho frisa que o atendimento no QG se destina especificamente às pessoas com suspeitas das viroses provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, cujos sintomas iniciais são febre, dor de cabeça, mal estar, erupções na pele. A recomendação é que somente procurem atendimento nas emergências dos hospitais de Itabuna pacientes que apresentam quadro mais graves da doença.