Grávidas participam de campanha das Voluntárias Sociais da Bahia

Cerca de 200 mulheres grávidas foram recebidas no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador, para participar de campanha organizada pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). As mulheres, acompanhadas de familiares, foram recepcionadas por uma apresentação do coral do Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e receberam kits de enxoval. O evento faz parte do Programa de Saúde Materna das VSBA, que realiza ações para reduzir a mortalidade materna e neonatal, além de conscientizar as gestantes quanto aos cuidados com a saúde.
Depois da apresentação do coral, as grávidas ouviram representantes das Voluntárias e uma pequena palestra da médica ginecologista Nádia Tiúba sobre a importância do acompanhamento médico mensal, e como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos leves podem promover a qualidade de vida e saúde para mãe e bebê. Elas ainda receberam banheira, toalha, fraldas e outros itens essenciais para começar um enxoval infantil.

Voluntárias Sociais da Bahia distribuem enxovais para grávidasFoto: Carol Garcia/GOVBA
Desde a criação do projeto, em 2007, mais de 35 mil grávidas de Salvador e do interior do estado já receberam ajuda. Elas são acompanhadas em unidades de saúde de bairros de Salvador pelas Voluntárias e são incentivadas a realizar o acompanhamento pré-natal e outros exames, como os que detectam HIV e sífilis. Esta é apenas um dos muitos projetos mantidos e organizados pelas Voluntárias Sociais da Bahia, com a ajuda de parceiros. Especialmente para o Natal deste ano, por exemplo, foi criada a campanha “Seja o Papai Noel de uma Criança”, que recebe doações de brinquedos em postos nos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC), nos principais shoppings baianos e em secretárias estaduais.
Para a presidente das VSBA em exercício, Neiliane Lemos, a ideia é proporcionar para as crianças em situação de vulnerabilidade social uma oportunidade única. “Durante o mês de dezembro, o governador Rui Costa e a primeira-dama, e presidente das Voluntárias, Aline Peixoto, recebem crianças de creches de Salvador no Palácio de Ondina, com ceia e presente de Papai Noel. É uma forma de levar alegria para essas crianças, o que não seria possível sem a solidariedade de quem nos ajuda”, falou Neiliane. .











