felita 4

Um grande público prestigiou na quarta-feira a noite de abertura da segunda edição da Feira Literária de Itabuna (FELITA), que está sendo realizada pela Prefeitura, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), no Centro de Cultura Adonias Filho, com entrada gratuita. A grande atração, a atriz, poetisa, escritora e jornalista Elisa Lucinda fez palestra sobre o tema principal “A Literatura Nossa de Cada Dia”.·.

Durante a conversa que manteve com o público, a escritora multifacetada falou sobre como a literatura modifica princípios e reconstrói valores.  Entre músicas, poesias e relatos, Elisa Lucinda demonstrou que só a Educação e o incentivo à leitura são capazes de conduzir quaisquer sociedades para um desenvolvimento de fato.

felita 1          Na abertura, o presidente da FICC, Roberto José da Silva, disse que a FELITA já carrega consigo o status de evento literário mais importante do Sul da Bahia, valorizando os escritores de Itabuna e região. “O livro, na prateleira, sozinho, é um objeto inanimado. Mas quando é apropriado pelo leitor, se transforma numa arma de mudança”, destacou, incentivando o público a continuar a busca pelos livros.

Entre os agradecimentos feitos, a Curadoria citou a atuação da equipe de coordenadoras pedagógicas da FICC, que organizou o cerimonial da FELITA e articulou os espaços do evento. Mereceram destaque Denise Tavares, Dalvani Menezes, Dayse Santos, Genny Xavier, Marluce Del Pomo e Rita Lima.

felita 5Para Gustavo Felicíssimo, curador do evento, “tudo foi feito com muito carinho e de um modo muito especial, de tal maneira que era justamente para provocar, aguçar o olhar das pessoas para a grandiosidade que é o livro e a maneira com que as pessoas melhoram quando leem”, disse.

Nesta quinta-feira, além da programação infantil durante todo o dia, a programação conta com uma oficina criativa no horário das 14h30min às 17h30min sobre “Poesia e Oralidade: De Gregório de Mattos a Paulo Leminski”, facilitada por Douglas de Almeida.

Também haverá lançamentos de livros de Rodrigo Dias, Paulo Bonfim e Walmir do Carmo, no Espaço Orfeu, também no período da tarde. Às 19 horas a palestra “Uma Prosa sobre Jorge Amado”, com André Rosa e Daniel Thame estreando o espaço “Palavras por Palavras”, e uma mesa de debates versando sobre o tema “Literatura Negra: Memória e Identidade”, a ser conduzida por Nelson Maca.

Para além das palestras e cursos oferecidos, o público da FELITA conta ainda com programação infantil já a partir desta quinta-feira durante todo o dia, com apresentações musicais, com exposições de artes plásticas, apresentações de teatro, etc.

A exposição propriamente dita conta com estandes das editoras Mondrongo, Via Literarum e Sebo Progresso, além da Casa do Artesão e do Coletivo das Entidades Negras de Itabuna. A novidade desse ano é a presença do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI).  A FELITA tem entrada franca em todos os dias do evento, sempre no horário das 9 às 23 horas e se encerra no domingo.