A Prefeitura de Itabuna de 30 setembro e 4 de outubro de 2015, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o VIII Festival Multiarte Firmino Rocha, no Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF). O festival tem como objetivo fomentar a cultura local, promovendo o intercâmbio entre cidades em um amplo concurso que abrange diversas modalidades artísticas.

Na última sexta-feira (25), o presidente da FICC, Roberto José da Silva, esteve no CCAF, e acompanhado do coordenador do equipamento cultural, Marivaldo Silva, verificou todos os serviços de melhorias que estão sendo articulados pelas equipes de trabalho da fundação.

De acordo com o Diretor de Projetos da FICC, Fernando Caldas, a expectativa é a melhor possível.  Para ele, “espera-se que, com o festival, os artistas cresçam esteticamente, criando um fórum natural, espontâneo de discussão de políticas culturais. O Multiarte abre caminhos para muitos artistas. Espera-se que o Festival Multiarte Firmino Rocha se concretize em um festival multiartístico não só de Itabuna, mas da Bahia”, ressaltou Caldas.

Para o festival deste ano, foram classificados 80 inscritos entre as categorias de Teatro, Música, Dança, Cinema, Artes Plásticas, Fotografia e Poesia. Os primeiros prognósticos dão conta de que 12 cidades, entre as quais Belo Horizonte, Salvador, Paulo Afonso e Vitoria da Conquista, foram alcançadas, o que demonstra o espírito democrático com que o Multiarte propõe o intercâmbio cultural. Os melhores colocados de cada categorias receberão troféus e prêmios em dinheiro de R$1 mil e R$500 reais, primeiro e segundo lugares respectivamente.

A abertura do festival acontece nesta quarta-feira, às 18h.  Nos dias seguintes, o início dos trabalhos dar-se-á sempre às 16h. A entrada é gratuita e as informaçõe e a programação completa podem ser obtidas através do site www.ficc.com.br.