villas boasO secretário da Saúde da  Bahia, Fábio Vilas-Boas, participou nesta quinta-feira (10), como convidado, em Seul, capital da Coreia do Sul, do Global Bio & Medical Fórum, maior evento mundial da indústria da área de saúde. Palestrando para representantes de mais de 70 países, o secretário, único representante governamental brasileiro, apresentou as políticas de saúde inovadoras que vem desenvolvendo na Bahia e que envolvem investimentos em tecnologia e qualificação gerencial.

Vilas-Boas destacou que o governador Rui Costa elegeu a área farmacêutica como prioritária na política de industrialização do estado para os próximos quatro anos e que a Bahia é um dos poucos estados a ainda possuir capacidade de investimento. O diretor presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, acompanhando o secretário no evento, considerou um sucesso a presença da Bahia. “Fomos procurados por dezenas de empresários e investidores, principalmente coreanos, manifestando interesse em se associar à Bahiafarma via Parcerias de Desenvolvimento Produtivo ou através de investimento direto”, disse.

“O estado compra anualmente cerca de R$ 500 milhões em remédios e a iniciativa de atrair laboratórios e indústrias farmacêuticas faz parte da estratégia de criar um polo farmoquímico na Bahia nos próximos anos”, afirma o secretário. Neste contexto, a Bahiafarma, empresa ligada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é indutora desse processo. “Ao atuar com um portfólio diversificado, a Bahiafarma será facilitadora de mão de obra qualificada, laboratórios certificados e parcerias com outros laboratórios”, explica Vilas-Boas.