sine 2A população de Itabuna ganhou como um dos presentes nesta terça-feira, 28, no aniversário de 105 anos de emancipação, uma unidade modelo do SineBahia com capacidade para atender diariamente até 500 trabalhadores. Instalada na Avenida Inácio Tosta Filho, no centro, a unidade foi inaugurada pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, acompanhado do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes.

Também prestigiaram a solenidade os deputados Davidson Magalhães (federal0 e Ângela Souza (estadual), secretários municipais e líderes comunitários e sindicalistas. A unidade modelo SineBahia é resultado da parceria entre município e estado, que investiram de mais de R$ 800 mil na reforma para a adequação do imóvel e aquisição de mobiliários e equipamentos.

A unidade já começa a funcionar nesta quarta-feira, 29, a partir das 8 horas, com uma gama de serviços para trabalhadores, autônomos e empresários locais e de municípios vizinho.

Para Vane, a unidade modelo SineBahia, junto com a instalação do call center, também inaugurada nesta terça-feira, foi um grande presente para Itabuna. “Estamos atraindo novas empresas para o nosso município e possibilitando a qualificação da nossa mão de obra. Itabuna é a segunda cidade no interior a ganhar unidade do SineBahia, com serviços que beneficiam principalmente a população mais carente”, destacou prefeito de Itabuna. A outra unidade funciona em Jequié.

sine 1O titular da SETRE, Álvaro Gomes, afirmou que, com a unidade modelo, as empresas não mais vão precisar buscar trabalhadores fora, pois serão colocados à disposição dos moradores do município cursos em diversas áreas visando à qualificação e capacitação. O secretário disse ainda que uma das novidades trazida para Itabuna foi o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (PATRA).

O PATRA é voltado à intermediação de serviços oferecidos por profissionais como pedreiro, eletricista, encanador, faxineiro, lavadeira e cozinha. “Esses profissionais são cadastrados e os serviços deles disponibilizados para quem necessita. Isso facilita muito a vida tanto de quem oferece quanto da pessoa que contrata”, disse o secretário Álvaro Gomes, acrescentando que nos próximos meses serão incluídas outras categorias como cuidador de idosos e fisioterapeutas.