Com investimento de mais de R$307mil, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) inaugura a Unidade Modelo do SineBahia, nesta terça-feira (28 de julho), com a presença do titular da pasta, secretário Álvaro Gomes. Unidade levará para os trabalhadores de Itabuna, Sul da Bahia, mais serviços, ampliação da capacidade de atendimento, e reforço na equipe de profissionais que atua para ampliar as possibilidades de inserção dos cidadãos no mercado de trabalho.

Aumentar o número de trabalhadores atendidos diariamente – de 110 para mais de 400 pessoas – disponibilizar o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra), referência na intermediação nesse modelo de mão-de-obra em diversas profissões, e ampliar a equipe que atuará constantemente no processo de captação de vagas junto às empresas parceiras, que deve resultar num aumento das oportunidades cadastradas no sistema.

Essas são algumas das novidades que serão disponibilizadas a partir de agosto, quando a nova unidade reforçará o trabalho já desenvolvido pela antiga sede, que manterá suas atividades, mesmo após a inauguração. Os benefícios são oferecidos aos moradores da região pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que conta com a parceria da Prefeitura de Itabuna.

Só em 2015, mais de 4 mil trabalhadores procuraram atendimento na unidade do SineBahia local e efetuaram/atualizaram seu cadastro no Sistema Mais Emprego, ferramenta utilizada pelo órgão, que concentra as principais vagas do Estado.  De 2012 a 2015, foram mais de 7,5mil vagas ofertadas, o que resultou em, pelo menos, 6,5mil profissionais ingressando no mercado de trabalho formal, através do SineBahia do município.

A unidade: O prédio, de quase 3 mil metros quadrados de área em dois pavimentos, terá capacidade para atender até 500 trabalhadores por dia.

A unidade é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna. Coube à Setre, garantir os itens, como: imobiliário, informática, telefonia, água, luz, materiais de escritório e todo o sistema da REDE SINE, projeto do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego, que, na Bahia, é desenvolvido pela Setre. Já a Prefeitura, assume a responsabilidade pelo imóvel, reforma do prédio e a equipe de profissionais que atuará na unidade.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para ser atendido, é preciso portar RG, CPF, Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Serviços: O cidadão que comparecer à Unidade Modelo encontrará quatro serviços, que também serão importantes para os empresários da região. Assim como nas demais outras 119 unidades do Estado, todo o atendimento será gratuito para trabalhadores e para empresas parceiras.

– Intermediação para o trabalho – Através deste serviço os trabalhadores podem efetuar/atualizar seu cadastro no Sistema Mais Emprego, consultar as vagas disponíveis, e, caso seu perfil atenda às exigências de alguma oportunidade, já será encaminhado para processos seletivos.

– Seguro- Desemprego: Na unidade, os trabalhadores encontrarão orientação a respeito de seus benefícios e poderão solicitar seu seguro.

– Patra – O Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo é a grande novidade da unidade. A chegada do Patra também trará bons resultados para a região. O serviço é reconhecido nas outras sete unidades do Estado que dispõem deste atendimento, por possibilitar a trabalhadores autônomos aumentar sua renda mensal, e aos contratantes – Pessoas Físicas e Jurídicas cadastradas no programa – solicitarem diaristas nas mais diversas profissões, tendo mais garantia na qualidade do serviço prestado. Entre as profissões contempladas, destacam-se: pedreiro, eletricista, encanador, faxineiro, piscineiro, lavadeira, cozinheira (forno e fogão e congelamento), dentre outros.

– Qualificação Profissional e Social: A equipe de Psicologia do SineBahia promoverá cursos e oficinas para a população local, com intuito de qualificar os trabalhadores, ampliando sua capacidade de inserção no mercado de trabalho.