quilomO Centro Público de Economia Solidária (Cesol), juntamente com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia, realiza nesta semana a 2ª Feira Quilombola. O evento acontece no período de 16 a 19 de julho, na Praça São Miguel, em Itacaré, juntamente com o II Festival da Cultura Quilombola.

Entre os temas debatidos estão a criação de roteiros turísticos em comunidades quilombolas e o desenvolvimento do turismo étnico-afro. A coordenadora de Segmentos Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo, Sabrina Lewandowski, vai apresentar o perfil do turista que se interessa pelo turismo étnico e dará dicas de como atrair esse público.

Além de palestras e debates, uma feira será realizada pelos organizadores do festival com o objetivo de divulgar itens da produção local, como geleia de frutas, farinha e artesanato à base de palha de coqueiro e cipó.

A feira também visa atrair a atenção de empresários para o potencial produtivo das comunidades e aproximá-los dos quilombolas, a fim de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo em Itacaré.

O festival conta com o apoio da, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Setre, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Ceplac e Fundação Palmares.