tocha 1Ilhéus foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia nesta sexta-feira, 03, como uma das 83 cidades brasileiras que serão base para o percurso da tocha das Olimpíadas do Rio 2016. O ato, realizado em Brasília, contou com a participação do prefeito Jabes Ribeiro, que foi convidado pelo Comitê Organizador dos Jogos.

O governador da Bahia, Rui Costa, foi representado no evento pelo titular da Representação do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo, que comemorou o anúncio. “A Bahia receberá a Tocha Olímpica com emoção, muito calor humano e alegria”, disse Jonas. O ato teve a participação da presidente Dilma Rousseff, do presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, atletas paraolímpicos, ex-atletas, além de outras autoridades.

De acordo com  Comitê Organizador, a tocha será acesa entre os meses de abril e maio do ano que vem, na tradicional cerimônia realizada em Olímpia, na Grécia. De lá, seguirá para Brasília, de onde partirá o revezamento em solo brasileiro. O percurso deve durar 90 dias, passando por cerca de 300 cidades de todos os estados brasileiros. A tocha será conduzida por cerca de 12 mil pessoas até acender a pira no Maracanã, na cerimônia de abertura do dia 5 de agosto de 2016.

Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, a oficialização da cidade como ponto base do percurso é um reconhecimento do comitê organizador à história e cultura de Ilhéus. “Nossa cidade ser escolhida para participar de um evento assistido em todo o mundo é um ganho que não pode ser mensurado, pois teremos uma repercussão internacional do nome de nossa cidade, o que faz essa terra ser ainda mais valorizada”.
Ainda não estão definidos o percurso e a data em que a tocha estará em Ilhéus. Em visitas anteriores à cidade, representantes do Comitê Organizador estiveram em locais em que o símbolo poderá ser levado, como o Mirante da Piedade, em trilhas rurais por fazendas de cacau e na orla da Avenida Soares Lopes. Além de Ilhéus, a tocha olímpica passará por outras cidades baianas, como Salvador, Vitória da Conquista, Valença, Senhor do Bomfim, Paulo Afonso e Porto Seguro.