Durante o mês de julho, estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Independência da Bahia, comemorada nesta quinta-feira (02/07). A Fundação Pedro Calmon realiza uma série de aulas sobre o tema em escolas da rede estadual. O projeto, intitulado “Dois de Julho em Debate”, será ministrado pelo mestre em História, Marcelo Renato Siquara Silva, e abordará as batalhas, cotidianos, atuação e as histórias dos heróis do 2 de Julho.

“A proposta é discutir a importância da construção da identidade baiana e brasileira, esclarecer o significado de símbolos que são apresentados durante o desfile e mostrar a participação popular, além de tratar da importância do momento histórico da Bahia no processo de desenvolvimento do País”, explica Marcelo, autor de livros como “O Sentinella Bahiense e o processo de independência brasileiro”, “O cotidiano da população baiana durante o processo de Independência do Brasil na Bahia” e “A luta dos baianos em favor da Independência”.

Em sua terceira edição, o projeto passará por um total de 10 escolas. “Queremos intensificar esse projeto como incentivo à inclusão, cada vez maior, do tema nos currículos escolares e livros didáticos das escolas públicas do Estado”, destaca a diretora do Centro de Memória da Bahia, Jacira Primo.