sub  3O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital do Subúrbio, em Salvador, é uma das duas únicas iniciativas da América Latina e do Caribe a conquistar, neste ano, o Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, na categoria ‘Melhoria na prestação de serviços públicos’, após uma disputa que envolveu mais de quatro mil experiências de todo o mundo.

sub 2A entrega oficial da premiação aconteceu, em Medellín, na Colômbia, como parte da solenidade de encerramento do Fórum do Serviço Público das Nações Unidas, que reúne autoridades e especialistas de todo o mundo. O prêmio foi entregue pelo subsecretário das Nações Unidas, Lenni Montiel, ao coordenador de PPP da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), Rogério Princhak, e ao diretor-presidente do hospital, Jorge Oliveira.

“Já fomos procurados por representantes de países como Nigéria, Congo, Equador, Peru, Guatemala e Colômbia”, conta Rogério Princhak. A convite da Organização das Nações Unidas (ONU), Princhak fez apresentação sobre a experiência do Hospital do Subúrbio durante o Fórum do Serviço Público, que começou na quarta (24). O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências inovadoras no serviço público entre os países-membros da ONU.

Quarto prêmio internacional

Este é o quarto prêmio internacional do Hospital do Subúrbio. Em 2012, o projeto foi laureado pela World Finance e pela KPMG e, em 2013, pelo Banco Mundial. “O reconhecimento internacional é um indicativo importante quanto à qualidade de nossas diretrizes na área de PPP, que estão focadas em parâmetros de eficiência e gestão por resultados”, afirmou o secretário da Fazenda, Manoel Vitório.

O secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, ressaltou que o prêmio “reflete a decisão acertada do Governo do Estado em abrir novas formas de gestão da saúde pública na Bahia”. Para o secretário, a qualidade da medicina praticada na instituição é “uma prova de que é possível fazer saúde pública com recursos limitados, bem aplicados e bem geridos, traduzindo-se, consequentemente, em qualidade assistencial e bem-estar para a população”.

Exemplo de sucesso

O Hospital do Subúrbio foi o primeiro implantado e operado via parceria público-privada no Brasil. A unidade iniciou o atendimento à população baiana em setembro de 2010. O hospital, que atende a cerca de um milhão de habitantes de todo Subúrbio, além de outros bairros de Salvador e da região metropolitana, possui 373 leitos, dos quais 253 de internação, dez de UTI pediátrica, 50 para adultos e 60 de internação domiciliar, e se destina ao atendimento de alta complexidade para crianças e adultos, urgência e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas. Entre os serviços oferecidos estão ortopedia, cirurgia médica, neurologia clínica e cirúrgica, cirurgia vascular, urologia, pediatria, além de exames de bioimagem (ressonância magnética, raio X e tomografia).