tico 2
Uma multidão reunida na Fazenda Eldorado, em Ibicuí, no Sul da Bahia, confirmou o  sucesso do TicoMia, a maior festa de camisa do São João da Bahia. Logo após o meio dia, a Banda Forrozão foi a primeira a esquentar os foliões, marcados pela alegria, pela descontração e pelo clima de paz. Em seguida, foi a vez do Lordão, única banda a participar da maioria das edições do evento, que comemora em 2015 a marca de 28 anos de história.

“Gente bonita de Ibicuí, eu vim dançar o São João Aqui…”, evocou Kocó, o vocalista do Lordão, fazendo o público acorrer à frente do palco. Desde a abertura dos portões, a tradicional infraestrutura do TicoMia, com churrasco, bebidas e comidas típicas foi disponibilizada para os curtidores do forró vindos de várias partes da Bahia e do Brasil.

tico 1O arrasta-pé continuou ao som de Cavaleiros do Forró, cujo vocalista, o popular Peruano, disse em entrevista à imprensa que após uma sensação forte de energia e alegria do grande público do TicoMia “só restam o sentimento de agradecimento pela oportunidade de participar do evento e a vontade de voltar outras vezes.”

Estreia – Já o cantor Luan Santana mostrou a força do sertanejo ao estrear no TicoMia e provocou com sua playlist romântica até a histeria de muitas fãs. O cenário montado pela produção do artista era magnífico, através de leds em alta definição. Ao final do show, ele disse que o momento foi inacreditável.

tico 3    Logo após, subiu ao palco, Jorge & Mateus, que repetiu o sucesso de suas apresentações, fazendo o público cantar os seus principais hits, para o delírio do fã-clube munido de cartazes. Ao forrozeiro Dorgival Dantas coube encerrar a edição TicoMia 2015. Como sempre, o carismático Dorgival obteve a demonstração carinhosa de milhares de pessoas presentes à festança junina. Ele deu um recado para quem deixou de comparecer: “Você que não veio, venha, porque no próximo ano vai ser ainda melhor. Este ano foi melhor do que o ano passado, enfim, isto é Tico Mia. As melhores atrações. A melhor terra do mundo. Eu peço a Deus que abençoe este evento com muita paz e todas as pessoas que vêm aqui. Espero que eu possa vir aqui por muitos e muitos anos. Já estou com saudades. Viva o Tico Mia! Viva a Bahia. Viva todos nós”, acrescentou Dorgival.

tico 4Forró e Tradição – O criador e produtor do Ticomia, Douradinho, resumiu o sucesso do evento com a frase: “a tradição vence a crise”. Segundo ele, que está há 28 anos no comando da festa, a missão do TicoMia é a preservação do forró tradicional, sob a influência de Luiz Gonzaga e outras personalidades musicais do nordeste brasileiro, e enriquecer o São João de Ibicuí, considerado o mais original do Estado. “Manter essa tradição que nós temos da cultura nordestina, do homem que sofreu pra levantar o país, inclusive, de um modo diferente, isso é muito importante para nós”, afirmou.

Serviços – Um diferencial do Tico Mia está na qualidade dos serviços de bebida e comida típicas oferecidos, ininterruptamente, durante o evento. O “boi no rolete” preparado por uma equipe de profissionais do estado do Paraná, assado inteiro em forno especial, à temperatura de 200 graus, se constitui em diferencial de curiosidade, e também de elogio de quem lá comparece, em função do sabor e maciez da carne servida. O público se deliciou também com churrasco, queijo coalho, acarajé e abará, crepe, beiju de tapioca com recheios, doces típicos do período junino, além de água de coco, refrigerantes, batidas de frutas tropicais e cerveja, entre outros.

Decoração – Este ano, a vila cenográfica foi bastante ampliada com casas de taipa, e a tradicional bodega servindo cachaça e tira-gostos variados, de charque, requeijão, rapadura e bacalhau, tornou-se pit stop de muitos foliões. A decoração da fazenda foi bastante elogiada. O charme do local ficou por conta das casinhas de doces em pau a pique e das pequenas praças montadas com bancos em madeira, forrados com tecidos de estampas florais, dando o colorido junino que a festa merece e proporcionando mais conforto aos convidados. Outros encantamentos foram os totens interativos com o gato-mascote da festa e o boneco Tico Mia que desfilou no meio da multidão, também para selfies.

Os organizadores da festa, Sara e Lourival Dourado, agradeceram mais uma vez a participação de todos os presentes, que confirmaram o Tico Mia como um grande encontro de forró, paz e alegria.