1430410429IMG_20150430_125051

Foi com a abertura das porteiras da Fazenda Colatina, na manhã desta quinta-feira (31), que agricultores familiares do município de Prado, no extremo sul do estado, tomaram posse de cerca de quatro mil hectares de terra onde estão assentadas 227 famílias. Além de abrigar o assentamento, que recebeu o nome de Jacy Rocha, na fazenda é desenvolvido o Projeto Assentamentos Sustentáveis com Agroflorestas e Biodiversidade, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e a empresa Fibria Celulose, a quem pertencia a propriedade onde atualmente fica o assentamento.

Para entregar a posse aos assentados, o governador Rui Costa entrou pelas porteiras da fazenda, junto com os ministros de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; da Defesa, Jaques Wagner; além de secretários estaduais e outras autoridades. Eles foram acompanhados pelas famílias que tiveram a posse de terra regularizada, agricultores familiares de outras áreas ocupadas e já assentadas, além das famílias que vivem da agropecuária no sul da Bahia. Muitos deles foram beneficiados também com a concessão de crédito, concedido pelo Incra e operacionalizado pelo Banco do Brasil. Foram entregues duas linhas de crédito para instalações e melhorias da produção e para as mulheres titulares dos lotes, com um investimento de R$ 552 mil na região.

Segundo Rui Costa, o trabalho de articulação e mobilização do Governo estadual faz parte da política de investir na parcela da população que mais precisa de ajuda e incentivo. “Apostamos no produtor rural, porque acreditamos na escolha dessas pessoas de viver no campo, de viver da sua produção. E comemoramos aqui o fruto de uma negociação entre todos os envolvidos que vai servir como exemplo para todo o país. Estou realizando um sonho e uma missão de devolver ao povo o que é do povo, o que ele precisa e o que ele merece”, afirmou o governador, destacando o apoio no avanço da reforma agrária. (fotos Manu Dias/SecomBA)