galeano

Morreu, nesta segunda-feira (13), o escritor uruguaio Eduardo Galeano. De acordo com o jornal espanhol El Pais, Galeano estava internado deste sexta-feira (10), por conta de complicações decorrentes de um câncer pulmonar.

Galeano é o autor do clássico “As veias abertas da América Latina”, escrito em 1971. Ele também escreveu outras obras de jornalismo e ficção.

Ele começou a vender caricaturas aos jornais de Montevidéu, sua terra natal, aos 14 anos. Sua carreira jornalística começou nos anos 1960, quando ele trabalhou como editor do semanário Marcha e depois no diário Época. Após o golpe de estado no país, em 1973, ele foi viver na Argentina, onde fundou a revista Crisis. Já de volta ao Uruguai, ele fundou um semanário chamado Brecha.

Galeano foi proclamado doutor Honoris Causa por várias universidades: La Habana, El Salvador, Argentina, a Universidad Nacional de Cuyo.

Eduardo Galeano também é autor de “Futebol ao sol e a sombra”, um delicioso livro sobre a história das Copas do Mundo e a política latinoamaericana, traçando um paralelo entre as copas e a longevidade do Comandante.