angloAtualmente a dislexia tem sido apontada por diversos profissionais da área de ensino como uma das principais causas da dificuldade no processo de aprendizagem da escrita, o que determina que o problema precisa ser analisado com cautela pelos pais e professores.

 

A dislexia pode ser classificada de várias formas, dependendo da abordagem profissional e dos testes realizados para a obtenção do diagnóstico preciso. Em geral, o processo é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, a partir da alfabetização, quando são perceptíveis as dificuldades. Desta forma, o transtorno pode causar desordem na leitura, fluência, compreensão, expressão escrita e em cálculos matemáticos.

 

De acordo com Cyntia Ferreira, coordenadora Pedagógica do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, o tratamento deve ser realizado com acompanhamento de fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos, para garantir assim uma vida normal aos seus portadores. “O único empecilho é a dificuldade na leitura e escrita, o que vai exigir um esforço maior do aluno, mas o desenvolvimento intelectual e a capacidade de comunicação não são afetados, o que garante à criança um ritmo escolar sem maiores problemas”, afirma.

 

Estudos realizados pelo Instituto ABCD, organização social voltada à jovens com dislexia e outros problemas de aprendizagem, apontam que, no Brasil, esta condição afeta de 5 a 10 % da população brasileira, que não há cura para a dislexia, que esta se manifesta como herança genética e não está relacionada a distúrbios psicológicos.

 

A coordenadora declara ainda que na hora de ler e escrever é preciso saber pensar sobre a fala e dividí-la em unidades menores, associando-as a fonemas e letras. “No ambiente escolar, os profissionais devem estabelecer estratégias que facilitem a leitura, para ajudar o aluno a associar o som e a escrita. Além de estimular outras áreas, como a linguagem oral, para compensar o problema”.

Projetos sendo realizados

 

O Colégio Decisão Anglo de Itabuna, desenvolve projetos de formação profissional com o intuito de aperfeiçoar o trabalho acadêmico dando ênfase em temáticas voltadas à inclusão no ambiente escolar, sempre pautado na vivência dos alunos.

 

O primeiro encontro foi realizado no dia 28 de fevereiro e a palestrante convidada foi a Psicóloga e Educadora Josy Araújo, com a abordagem do tema dislexia.

 

Com o tema central “Brasil Brasileiro”, a proposta para os encontros de 2015 abarca trabalhos realizados em diversas disciplinas com práticas interdisciplinares, em temas como etnias e saúde mental e física. Os encontros serão realizados aos sábados pela manhã, a partir das 08:00hs, na sede do Colégio, e o evento encontra-se aberto à comunidade.

 

Para obter maiores informações, os interessados podem entrar em contato através do número (73) 3212-1478 ou pelo e-mail angloitabuna@hotmail.com.