
Metodologia da Royal Academy of Dance é considerada a melhor do mundo
A Royal Academy of Dance é uma das maiores instituições de exames de ballet clássico do mundo, que tem como base o incentivo e a motivação de alunos de todas as idades e níveis de habilidade, através de um sistema de avaliação de processo e de realização. Oferece uma variedade única de qualificações em dança, aceitas internacionalmente, assim como habilitações para ensino.
Seu método, considerado um dos melhores do mundo, proporciona dois caminhos distintos de treinamento no Ballet Clássico: o programa de Grades e o de Majors, de acordo com o desenvolvimento do estudante. Na opinião de Thalita Paz, professora da Academia de Dança Thalita Paz, em Itajuípe, “os professores que usam o sistema da Royal encorajam seus alunos para alcançar as melhores metas, assim como no entendimento, apreciação e execução do Ballet Clássico”, destaca.
No estilo básico da Royal, que é conhecido como o estilo inglês de ballet, é possível perceber a sua fusão com vários outros métodos, como: italiano, francês, dinamarquês e russo, para assim criar novas técnicas e um padrão mais elevado de ensino.
Há onze anos ensinando Ballet, a professora Thalita Paz, formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dance, conta que métodos e técnicas avançadas representam a melhor combinação para quem sonha dançar. “A dança é a forma mais completa de expressão e juntamente com métodos com renome mundial, além de proporcionar diversão, ajuda na coordenação, no preparo físico, no senso de ritmo, musicalidade e expressão corporal, promovendo a autodisciplina e a autoconfiança para os alunos”, afirma.
A cada passo do treinamento da técnica, os estudantes vão gradativamente aumentando seus conhecimentos nos movimentos e nos fundamentos do Ballet de uma forma agradável. “O Ballet Clássico é uma arte estimulante, que inspira através da apreciação da dança, sendo necessário professores com qualificação reconhecida, que compartilhem seu conhecimento e o seu amor pela dança com as gerações futuras”, comenta Thalita.
História
A Royal Academy of Dance (RAD) de Londres foi fundada em 1920 por um grupo de artistas profissionais em dança, reunidos por Phillip Richardson, editor do jornal Dancing Times. Representando os principais métodos de ensino da dança na época, o grupo formou a Associação de Professores de Dança da Grã-Bretanha e cresceu em tamanho e influência, o que consequentemente levou a receber um selo real.
Hoje, a Royal Academy of Dance é a maior guardiã dos níveis de ballet clássico no mundo. Sua influência espalhou-se por mais de 84 países, com mais de 17.000 membros e aproximadamente 6.000 professores registrados, 1.200 estudantes em treinamento para professor e 185.000 estudantes prestando exames de ballet clássico.