rui ilheusO candidato a governador Rui Costa  reforçou que o Sul da Bahia será um novo vetor de crescimento após consolidação da estrutura logística que está sendo implantada. “Teremos o polo logístico melhor estrutura do país. Vamos aproveitar todo potencial do sul baiano para resgatar a economia local, enfraquecida pela crise do cacau”, disse. “Com a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), do Porto Sul, aeroporto, duplicação da BR 415, Ponte do Pontal a região Sul viverá um novo momento”, disse. “A Universidade Federal iniciou as aulas na semana passada e o e hospital regional será construído. Isso confirma o compromisso que temos. Vamos avançar na proposta de tornar a Bahia um estado moderno e competitivo, de oportunidades para o povo”.

 

fiol 1Para Rui, a Região Sul tem enorme potencial, em diversas áreas: turismo, agricultura, serviços e indústria e não pode se limitar a apenas uma atividade. “Não vou ser governador de gabinete. Um gestor tem que pensar grande e, para concretizar tudo que planejamos, irei atrás de financiamento do governo federal, da iniciativa privada”, garantiu. “A Bahia passou muitos anos estagnada por falta de ambição do governo anterior ao de Jaques Wagner, mas agora é diferente”, garantiu. “Terei mais sorte do que ele, pois herdarei um estado em melhores condições para avançar”

 

O Porto Sul, com investimentos de R$ 5,6 bilhões já teve a Licença de Instalação concedida pelo Ibama, o que permite o início das obras. Localizado no distrito de Aritaguá, em Ilhéus,  o Porto Sul estará concluído em cinco anos. As obras incluem a melhoria na infraestrutura das comunidades no entorno, reorientação das atividades do turismo na região e capacitação de mão de obra, que será absorvida pelo empreendimento.  Na sua construção, o Porto Sul vai gerar 2 mil empregos diretos.

 

foto porto sulAs obras de construção da Ferrovia Oeste Leste ganharam um novo impulso com a chegada de um novo lote de trilhos, que estão sendo implantados no trecho entre Caitité e Ilhéus. A Fiol, com apoio do Governo da Bahia e investimentos de R$ 6 bilhões do Governo Federal, terá extensão de 1.527 quilômetros, ligando Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul de Ilhéus. “O Porto Sul e a Ferrovia são obras que iremos priorizar no nosso governo, pelo imenso potencial de atração de novos empreendimentos, como o Polo de Logística, fundamentais para um novo ciclo de desenvolvimento no Sul da Bahia”, afirma Rui Costa.