Em mais uma operação de combate à ação de cambistas nos jogos da Copa do Mundo da FIFA, na Arena Fonte Nova, a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) apreendeu, nesta segunda-feira (16), 17 ingressos para o jogo Alemanha e Portugal, com um grupo de sete pessoas, entre as quais quatro estrangeiros, que tentava vendê-los por preços acima dos estipulados pela organização do evento. Um austríaco, um francês, um inglês e um alemão estavam entre os cambistas conduzidos à Decon e liberados depois lavrados sete Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pela delegada titular Carla Ramos.

Vinte e oito policiais civis participaram da operação, no entorno do estádio, entre 10h e 13 horas, realizada com o apoio da Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (DREOF) e da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). Os cambistas detidos estavam oferecendo os ingressos por até R$ 1 mil, apurou a titular da Decon, que anexou os bilhetes apreendidos ao inquérito policial instaurado.

No jogo Holanda e Espanha, disputado na quinta-feira (12), na Arena Fonte Nova, a Decon apreendeu 33 ingressos em mãos de cambistas, tendo conduzido à sede da delegacia, na Rua Carlos Gomes, 12 pessoas, entre elas, dois franceses, um iraniano e um espanhol. A operação policial no entorno do estágio prosseguirá nos próximos jogos da Copa, programados para Salvador.

A delegada Carla Ramos orienta os torcedores que desistirem de assistir aos jogos, a acessarem o site da FIFA e negociar a recompra do ingresso, e a devolução do dinheiro. “O Estatuto do Torcedor estabelece que vender ingressos por valores acima do estampado no bilhete é crime, passível de punição”, adverte a titular da Decon.