Cerca de 2.500 mulheres são atendidas pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, nos municípios de Tremedal e Belo Campo, Território de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Para acompanhar de perto mais uma ação do Programa, o governador Jaques Wagner visita os municípios nesta sexta-feira (30), chegando a Tremedal às 09h, e em seguida a Belo Campo, às 11h.

Em Tremedal a ação teve inicio dia 21 e segue até 31 de maio, na Praça Leonel Pereira. Após dez dias, a expectativa é atender 1.353 mulheres de 50 a 69 anos, que fazem parte do grupo de risco da doença. Já em Belo Campo, os atendimentos começam nesta quinta-feira (29) e seguem até 06 de junho, na Praça Napoleão Ferraz. A previsão é que em oito dias, 1.130 mulheres, entre 50 e 69 anos façam o rastreamento do Câncer de Mama nas Unidades Móveis do Programa da Secretaria da Saúde do Estado.

As unidades são equipadas com dois mamógrafos, com capacidade para 70 mamografias por dia, cada, e 140 exames diários, no total. Após o primeiro exame, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de um diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia.

O programa criado em 2011, já percorreu 207 municípios das 12 Regiões de Saúde de Irecê, Jacobina, Itaberaba, Seabra, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Ilhéus, Valença, Jequié, Itabuna, realizando mais de 142 mil mamografias.