los 5 genebraDelegações e personalidades de vários países exigiram durante cerimônia realizada na ONU, em Genebra, a libertação dos antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos. O encontro foi organizado pela missão permanente de Cuba em Genebra contou com a presença de  Adriana Pérez (foto), esposa de Gerardo Hernández, um dos cinco, como são conhecidos internacionalmente.

Gerardo, juntamente com Ramón Labañino, René González e Antonio Guerrero, Fernando González, foram presos em 1998 e condenado a prisão por atuarem nos EUA para evitar atentados terroristas contra Cuba, orquestrados por grupos de extrema direita com base de Miami.

René e Fernando já saíram da  prisão depois de cumprir integralmente suas penas nos EUA. Durante seu discurso, Adriana detalhou  as violações de direitos legais e humanos  contra os cinco cubanos e suas famílias em mais de 15 anos.

Representantes de 15 países  ratificaram sua solidariedade com a causa dos cinco e a necessidade de intensificar as ações a nível internacional para alcançar o retorno à sua pátria de Gerardo, Ramón e Antonio, que continuam detidos.

Adriana, também se reuniu  com os embaixadores do grupo da América Latina e Caribe em Genebra e foi recebido pelo Núncio da Santa Sé, Silvano Tomasi, bem como por Olav Fukse Tveit, secretário-geral do Conselho Mundial de igrejas.