wagner e ftancsO artista plástico Frans Krajcberg recebeu do Ministério Público da Bahia o prêmio J.J. Calmon de Passos, honraria que reconhece pessoas ou organizações que prestaram serviços à sociedade. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (13) à tarde na sede do Ministério Público da Bahia, no CAB, em Salvador, com as presenças do governador Jaques Wagner, da primeira-dama Fátima Mendonça e outras autoridades.

O artista polonês, que é naturalizado brasileiro desde 1954 e mora no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia, retrata o meio ambiente em suas obras. Por meio de sua arte, ele denuncia crimes ambientais, como queimadas e desmatamentos.

“Estou muito emocionado por receber essa medalha. Meu trabalho continua, porque precisamos compreender que o nosso planeta está em risco. Não tenho palavras para definir essa alegria”, afirmou o artista plástico.

Em Nova Viçosa, Krajcberg defendeu as tartarugas marinhas em seu período de desova e as baleias jubartes que visitam a costa local. Em 2012, foi agraciado com o Grande Prêmio de Enku, no Japão, como melhor escultor do mundo.

“Krajcberg merece o respeito de todos nós. A carreira dele é impressionante e sua obra impactante, porque retrata a natureza, defende o meio ambiente”, afirmou o governador.