Dr. Vavel Andrade

Dr. Vavel Andrade

Baratos e similares aos originais, os óculos de sol vendidos por camelôs são bastante procurados durante o verão. Mas, a vantagem do preço é apenas aparente, já que a utilização dos chamados óculos piratas podem causar sérios problemas de visão.

O uso desses produtos, em função dos riscos que acarretam, é condenado pelos oftalmologistas, que fazem um alerta para evitar que o barato  saia caro para a saúde ocular.

De acordo com o Dr. Vável Andrade, um dos diretores do Hospital de Olhos Beira Rio, “no verão, quando ficamos mais expostos ao sol, esses óculos, fabricados clandestinamente, sem preocupação com a qualidade, tornam-se ainda mais prejudiciais”.  Os óculos originais apresentam um processo de controle de lente, que protegem os  olhos dos raios nocivos do sol. Já os óculos falsificados têm a coloração escura porque as lentes são tingidas, sem  passar por nenhuma técnica especial.

oculos piratas 1 Além disso, cor forte das lentes provoca a dilatação da pupila, assim permitindo que os raios prejudiciais do sol passem pelos nossos olhos. Entre os problemas que o uso dos óculos piratas pode causar estão o cansaço na visão, dor de cabeça e desconforto. “A longo prazo, os problemas tendem a aumentar, podendo  desenvolver doenças como pterígio, catarata e degeneração macular”, alerta o Dr. Vável Andrade.

O Dr. Vável lembra que no momento em que se coloca os óculos de sol, a pupila aumenta de tamanho e se o produto não tiver proteção, favorece a entrada de raios danosos. Os óculos originais, de fabricantes conhecidos e comercializados em lojas especializadas, oferecem total proteção com os raios solares UVB e UVA.