Os dirigentes do Polo Itabuna da Universidade de Uberaba (Unibe), Nérope Martinelli e Mércia Aguiar, estiveram em Canavieiras para estudar a possibilidade realizar uma parceria com a prefeitura municipal. Recebidos pela secretária da Educação, Emília Cristina dos Santos e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, João Brasil, os dirigentes fizeram uma exposição do projeto elaborado para Canavieiras.

Na proposta apresentada pelos representantes da Uniube – Polo Itabuna, podem ser ofertados cursos 100% online de Agronegócios,Matemática, História, Letras e Geografia, nos quais, os alunos comparecem obrigatoriamente no Polo  Itabuna apenas três vezes no semestre,  e na modalidade semi presencial os cursos de Administração e  Pedagogia com aulas mensais. O projeto atenderia servidores municipais e moradores de Canavieiras, através de cursos de Educação à Distância (EAD).

Segundo Nérope Martinelli, o objetivo é proporcionar aos moradores e servidores interessados a oportunidade de graduarem-se nos cursos ofertados, proporcionando o acesso a mais conhecimentos. A Uniube, segundo os empresários, é uma universidade com mais de 65 anos de experiência e oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento.

Martinelli destaca a importância dos cursos e as facilidades para cursá-los na própria cidade, com material pedagógico impresso e virtual, além do acompanhamento de pessoal especializado. Ele explicou que para se matricular é preciso que os alunos tenham cursado ensino médio e se submetam ao processo vestibular.

Ressalta, Martinelli, que o curso de agronegócios, especificamente, é fundamental para a região Sul da Bahia, que tem como principal matriz econômica a agricultura e a pecuária. “Essa é a oportunidade de o empresário rural administrar o seu negócio com outra visão, a exemplo do que já é feito em outras regiões brasileiras”, finalizou.