O deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) apresentou  Projeto de Lei  na Câmara dos Deputados para a  criação de um Campus Universitário, da Universidade Federal do Sul da Bahia – Ufesba, no município de Gandu, no  Sul da Bahia. O mesmo pedido foi feito ao Ministro da Educação.

Criada em 2013 a Ufesba, com reitoria em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, tem o objetivo de atender a região Sul e Extremo Sul da Bahia. “Mesmo com a nova Universidade, a região Baixo Sul ficará relativamente descoberta em relação à oferta de ensino universitário público federal”, alegou Simões.

O Baixo Sul é uma iregião que conta com uma população superior a 300.000 habitantes e uma extensão de mais de 7 mil Km², compreendendo 14  municípios: Gandu, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Aratuípe, Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães.

Gandu, situada praticamente a meio caminho entre Itabuna e Salvador, às margens da BR 101, encontra-se no centro do Baixo Sul. De acordo com os dados do último Censo realizado pelo IBGE, o Município de Gandu conta com uma população em torno de trinta mil  habitantes, distribuída em uma área geográfica superior a 240 Km².

Para Geraldo Simões, “até o momento só pode dispor dos serviços de educação universitária federal da região metropolitana, de outras regiões ou mesmo outros estados. Gandu, por estar situado no centro geográfico da região, possibilitará que um campus ali instalado atenda a todos, proporcionando condições de melhor acesso aos estudos universitários a um número significativo de pessoas”.