Na terra de Jorge Amado, a reitoria da Ufesba. Provisória, mas simbólica

O prefeito Claudevane Leite autorizou o aluguel do prédio onde funcionava a sede do antigo Grupo Messias, no bairro de Ferradas, para a instalação em Itabuna da reitoria e do campus provisório da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFESBA, em Itabuna. O local já tinha sido vistoriado pelo coordenador da Comissão de Implantação professor Naomar Almeida Filho, que o considerou a melhor opção existente na cidade para o funcionamento da UFESBA até a inauguração do seu campus definitivo.

Segundo Naomar, a confirmação do campus da UFESBA em Ferradas, onde inicialmente será o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado e a sede da Reitoria, garante uma área com instalações amplas e de bom padrão construtivo, nos permitirá de fato iniciar atividades acadêmicas já em setembro do próximo ano”.

Agora, segundo o reitor, a equipe de implantação terá um enorme desafio: montar os cursos, realizar concursos públicos, recrutar docentes e servidores, equipar os Colégios Universitários e os campi da UFESBA, tudo isso no prazo de pouco mais de um ano.