A Fundação José Silveira(FJS), o Instituto Lado a Lado pela Vida e o Instituto Eco D fazem o lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, intitulada “Um Toque, um Drible”, em solenidade no dia 29 de maio (quarta-feira), pela manhã, no auditório da FJS, em Salvador.

O câncer de próstata é considerado um problema de saúde pública no Brasil, em função das elevadas taxas de incidência e mortalidade: o número de mortes ultrapassou 12.700, no ano de 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). É o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com a projeção de 60.180 novos casos no Brasil, em 2012. Na Bahia, dos 7.980 novos casos de câncer previstos para 2012, uma parcela de 2.930 são de tumor na próstata.

A mobilização das três entidades promotoras da Campanha “Um Toque, um Drible” visa, promover a conscientização para o combate ao preconceito dos baianos em relação à ida ao médico especialista e ao exame de toque retal. A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Com o toque retal feito pelo médico, é possível sentir se há algum aumento, anomalia ou endurecimento da região.

No lançamento da campanha, as entidades envolvidas vão anunciar as propostas e ações com foco na ampla divulgação e sensibilização do público-alvo. Um dos objetivos fundamentais é intensificar o diagnóstico precoce. O tumor maligno da próstata apresenta crescimento lento na maior parte dos casos, o que faz com que as manifestações clínicas só aconteçam quando a doença está em estágio mais avançado. A recomendação é de que o exame periódico seja realizado mesmo na ausência de sintomas. A partir dos 50 anos, o homem deve procurar atendimento específico para fazer os exames ou aos 45 anos, caso haja histórico de câncer na família.

Ao longo do ano, atividades educativas e eventos de articulação com diversos segmentos da sociedade são promovidos pela campanha “Um Toque, um Drible”. A meta é ampliar, cada vez mais, o impacto dessa iniciativa de interesse público. Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas no site www.umtoqueumdrible.com.br