Cinco integrantes de uma quadrilha com ramificação em vários estados do Nordeste, especializada em furtar cartões bancários e de crédito para usá-los em compras fraudulentas, foram presos por investigadores da Delegacia de Repressão a Estelionatos e outras Fraudes (Dreof), em um hotel na Avenida Sete de Setembro, no centro de Salvador.  Segundo as investigações, os criminosos tinham como alvo preferencial pessoas idosas, abordadas por eles em supermercados, shoppings e outros pontos comerciais de grande movimentação.

O casal de alagoanos Cícero Lopes da Silva, de 57 anos, e Vera Lúcia Ferreira Farias, 50, a cearense Sônia Maria Barbosa, 54, a potiguar Janaína Pereira da Silva, 27, e a carioca Clarice Medeiros Rocha, 35, foram apresentados à imprensa, na tarde desta segunda-feira (20), no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade, pela diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Emília Blanco, e pelo titular da Dreof, delegado Oscar Vieira Neto.

A prisão dos golpistas, na sexta-feira (17), foi resultado do trabalho integrado de policiais civis da Bahia e de Sergipe. Sônia e Janaína tinham mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela 9ª Vara Criminal de Aracaju. Janaína, Clarisse e Sônia, esta apontada como líder do grupo, e que também se apresentava como Luíza, desembarcaram no Aeroporto de Salvador, no dia 14 de maio, sendo recebidas por Vera Lúcia e Cícero, motorista da quadrilha.

Na quinta-feira (16), o grupo furtou a carteira de uma mulher de 81 anos, dentro de um hipermercado, na Avenida Garibaldi. Com o dinheiro, os cartões bancários e documentos subtraídos da vítima, eles efetuaram diversas compras, incluindo três smarthphones, que seriam revendidos posteriormente, segundo admitiram no interrogatório.

“A partir da queixa registrada pela idosa, na Dreof, conseguimos chegar até a quadrilha”, afirmou o delegado Oscar Vieira, que também apreendeu, com os golpistas, um notebook, um tablet e um Fiat Dobblô, usado para fuga dos locais onde os golpes eram aplicados. Cícero afirmou que o veículo lhe fora emprestado por um sobrinho, que o utiliza para transporte de passageiros, em Alagoas.

Segundo o titular da Dreof, outros integrantes do bando já foram capturados em Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O delegado informou ainda que os RGs apreendidos com os criminosos presos na Bahia serão periciados. “Há indícios de que estes documentos são falsificados”, suspeita.

Distração

 

A delegada Emília Blanco informou que cabia a Vera Lúcia, Janaína e Clarice a escolha da vítima, na maioria das vezes mulheres idosas, abordadas em locais de grande movimentação. “As três distraiam a vítima, enquanto Sônia subtraia a carteira com os cartões e documentos”, disse a diretora do DCCP, destacando que os criminosos tinham preferência por pessoas idosas, que costumam levar as senhas junto com os cartões. Ágeis, os golpistas faziam as compras antes que a vítima bloqueasse os cartões.

Cícero, Vera Lúcia, Sônia, Janaína e Clarice foram autuados em flagrante por formação de quadrilha e furto. As quatro mulheres seguem para o Presídio Feminino, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Cícero foi encaminhado à carceragem da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, na Baixa do Fiscal, onde permanecerá à disposição da Justiça. Sônia e Janaína deverão ser recambiadas para Sergipe, nos próximos dias.