
Encontro define Colégios Universitários da Ufesba
Autoridades políticas e representantes da comissão de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) se reuniram hoje na Câmara de Vereadores de Itabuna para discutir detalhes do projeto. Prefeitos de várias cidades do Sul da Bahia, participaram do encontro: Itapé, Itapitanga, Coaraci, Itajuípe, Camacan, Almadina, além dos prefeitos de Itabuna, Claudivane Leite e de Ibicaraí e presidente da Amurc, Lenildo Santana. Também participaram da audiência o coordenador de implantação da Ufesba e ex-reitor da Ufba Naomar Almeida, e o deputado federal Geraldo Simões (PT),
“Estou muito contente em presenciar toda animação e interesse dos prefeitos da região para a implantação da Ufesba. Estamos trabalhando muito e tudo leva a crer que em 2014 a Ufesba estará em pleno funcionamento”, afirmou Simões. “Inicialmente as aulas acontecerão em colégios de várias cidades da região até que a sede seja construída, mas isto é muito bom, porque já teremos aulas em 2014. Estamos providenciando prédios e escolas, ainda esse ano a Câmara e o Senado aprovarão o projeto e em seguida será feito o vestibular”, afirmou o parlamentar.
O encontro definiu os municípios da área de abrangência do campus itabunense da Ufesba que serão contemplados com Colégios Universitários (CUs). Os colégios serão instalados em municípios-polo que agrupem mais de 20 mil habitantes e serão portas de entrada na Ufesba. O modelo é elogiado por assegurar a inclusão de alunos dos municípios regionais na universidade federal, conforme o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Lenildo Santana. A entidade e a prefeitura de Itabuna foram as organizadoras da reunião de hoje.
Na área do campus da Ufesba em Itabuna, os municípios contemplados serão Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Canavieiras, Una, Itacaré, Ubaitaba, Itajuípe, Coaraci, Ibicaraí, Buerarema e Camacan. Cada colégio oferecerá 200 vagas para alunos.