O governador Jaques Wagner assina nesta terça-feira (8), às 10h15, em Itabuna, a ordem de serviço para a construção da Barragem do Rio Colônia, que será implantada pelo governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), beneficiando 353 mil pessoas.

A barragem vai ser construída próximo à sede municipal de Itapé e ocupará uma área de 1.621 hectares com altura máxima de 21 metros, tendo 195 metros de extensão. A licença de instalação já foi concedida pelo Inema através da Portaria Nº 4.188 de 21 de dezembro de 2012.

O empreendimento terá a capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, o que vai garantir uma vazão regularizada de 1.250 litros por segundo. O valor do investimento total com serviços de construção da barragem, relocação de estrada estadual e redes de energia, além da desapropriação das áreas, é da ordem de R$ 71 milhões. O objetivo principal é complementar o abastecimento de água das cidades de Itabuna e Itapé, além de contribuir para o controle das enchentes do Rio Cachoeira que inundam a cidade de Itabuna.