A professora Ivete Sacramento vem a Itabuna neste domingo, a convite da Academia de Letras de Itabuna (Alita) e do Terreiro Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, dirigido pelo escritor e babalorixá Ruy Póvoas, para participar das comemorações do Dia da Consciência Negra.

A palestra da professora, que integra uma ampla programação, a partir das 16 horas do domingo (com apresentação de diversas manifestações artísticas, textos dramatizados, música e outras), terá como tema “Literatura e consciência negra no Brasil”.

De acordo com a presidenta em exercício da Alita, Sônia Maron, a parceria da academia com o Ilê Axé Ijexá “representa o reconhecimento da diversidade cultural, além um alerta para a importância dos valores africanos em nossa formação”.

Para o professor e babalorixá Ruy Póvoas, o terreiro de candomblé “é um espaço onde é possível outra interpretação do universo e da vida, nem melhor nem pior do que o paradigma ocidental, mas outra interpretação”.

Ivete Sacramento é mestra em Educação e, ao assumir a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foi a primeira reitora negra do Brasil. Ela é responsável pela implantação, de forma pioneira, na Uneb, do sistema de cotas para afrodescendentes. Com mestrado em Montreal/Canadá, Ivete Sacramento, que exerceu o magistério em Ubaitaba, é detentora de vários prêmios, pela sua militância em favor da inclusão social dos negros e descendentes. (do Pimenta)