Luiz Viana e Fredie Didier

Nesta segunda-feira (12/11), o advogado e candidato a presidente da OAB BA na chapa Mais OAB, Luiz Viana, participa do III Seminário Direito Processual Civil, na Unime, em Itabuna, que acontece até o dia 14. Viana vai dar palestra, hoje, às 20h, sobre “Legitimidade da OAB na defesa das prerrogativas dos advogados”. Fredie Didier, que concorre a conselheiro federal na chapa, também é um dos palestrantes, às 19h, e vai falar sobre “O advogado no novo Código Processual Civil”.

A defesa das prerrogativas é um das principais eixos de campanha de Luiz Viana para presidente da Ordem, no triênio 2013 a 2015. “Vamos adotar uma postura mais firme e combativa na presidência da OAB em defesa dos advogados e criar a Procuradoria de Defesa das Prerrogativas com profissionais contratados por seleção pública, com procuradores regionais em todo o interior do Estado para defender e garantir o respeito às prerrogativas e aos advogados por meio de representações administrativas e ações judiciais”, garantiu.

Ainda para a defesa das prerrogativas, Viana propõe a descentralização, colocando uma representação da Comissão de Defesa das Prerrogativas em todos os grandes fóruns da capital e do interior; além de lançar uma campanha estadual divulgando o estatuto, a Procuradoria de Defesa das Prerrogativas, as comissões nos fóruns, e o “Disque Prerrogativa”, informando a população que defender as prerrogativas é defender o direito de defesa do cidadão

A advogada e vice-presidente da OAB Itabuna, Jurema Cintra Barreto, afirma que vota em Luiz Viana, por ver nele o verdadeiro homem público, com ideias capazes de serem concretizadas, propostas para dignificar a advocacia na Bahia. Segundo ela, “nestes últimos seis anos, o interior foi massacrado. Sofremos todo tipo de perseguição, requerimentos negados, ofícios sem respostas, ausência e abandono. Falo com a convicção de uma jovem advogada que vê de perto as agruras e mazelas que passamos. É preciso mudar, avançar, é preciso Luiz Viana na presidência para voltarmos a ter orgulho e altivez”, concluiu.