um crime contra um animal indefeso

Após uma denuncia de moradores, ambientalistas encontraram  numa praia da orla norte de Santa Cruz Cabrália os restos da carcaça do filhote de baleia Jubarte que foi esquartejado ontem, no recife da Coroa Vermelha. Testemunhas afirmaram que um barco de pesca estava do lado da carcaça da baleia, retirando a carne do animal, que já estava morto.

O consumo da carne de uma baleia, seja ela encontrada viva ou morta, além de ser proíbido por lei, pode causar sérios problemas de saúde, assim como aconteceu em Belmonte depois da morte de uma baleia-jubarte em 2007. Naquela ocasião vários moradores da cidade passaram mal depois de consumir a carne retirada da carcaça, apesar das orientações dos biólogos e veterinários.

Será enviada uma comunicação à Secretaria de Saúde do município de Santa Cruz Cabrália para avisar da possibilidade de uma epidemia de infecção gastro-intestinal e diarreia, caso a carne da baleia seja consumida por moradores da região.

A apuração causa da morte do filhote  de baleia Jubarte será dificultado  porque foram retirados até o coração e os pulmões do animal.  (do  Sul  Bahia News)