A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, realiza em Ilhéus um Curso para Formação de Técnicos em Produção Integrada das Anonáceas. O evento, voltado para Engenheiros Agrônomos/Agrícolas, Engenheiros de Alimentos, Biólogos, Técnicos Agrícolas e estudantes do último ano desses cursos, acontece de 23 a 27 de julho, com apoio da Embrapa, CNPq e Ministério da Agricultura.

O objetivo da Adab é formar profissionais da área agrícola quanto aos requisitos determinados nas Normas Técnicas Específicas (NTE) para serem os responsáveis pela assistência técnica, execução e acompanhamento de todo o processo produtivo na produção integrada de Anonáceas. “O Sistema de Produção Integrada de Frutas visa a produção de frutas de alta qualidade, mediante aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes”, explica o Diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá, lembrando que o tema envolve ainda a sustentabilidade da produção agrícola.

Durante o encontro também serão analisados aspectos relacionados ao agro-ecossistema, o equilíbrio do ciclo de nutrientes, a preservação e o desenvolvimento da fertilidade do solo e a diversidade ambiental, resíduos de agrotóxicos, alimento seguro, qualidade e competitividade como componentes essenciais. O Curso para Formação de Técnicos na Produção Integrada de Anonáceas faz parte das atividades do Projeto de Produção Integrada de Anonáceas, coordenado pela Embrapa e financiado pelo MAPA e CNPq, com apoio do SEBRAE-BA, Adab, Comitê Gestor do Agronegócio da Região de Gandu, Prefeituras Municipais, Comitê Regional de Fruticultura de Irecê, COOPERGANDU e Associações de Produtores de Anonáceas.