Supostos índios tupinambás de Olivença tem levado pânico a pequenos produtores da Região de Ilhéus. De acordo com o sindicato dos produtores rurais, 12 fazendas foram invadidas desde o dia 8 de julho. As vítimas, em sua maioria, são proprietários rurais idosos que herdaram as terras de seus pais, e que se mantém até hoje com pequenos pedaços de terras de até 75 hectares.

Pequenos produtores dizem que os invadores chegam nas propriedades fortemente armados e fazem um verdadeiro arrastão, saqueando o que encontram pela frente. O casal de produtores Juvêncio e Maria de Lourdes (foto), teve a propriedade de apenas 33 hectares, invadida. “Eles levaram o cacau, toda a produção agrícola, além de outros  pertences”, denuncia Juvêncio.

De acordo com Abiel da Silva Santos, da diretoria do Sindicato de Pequenos Produtores Rurais de Ilhéus, a orientação dada às vítimas tem sido de registrar ocorrência na Polícia Federal. Nesta quarta-feira (18), todos os fazendeiros que tiveram suas terras invadidas irão se reunir na sede do Sindicato dos Pequenos Proprietários Rurais de Ilhéus e Una,  no Centro de Ilhéus, para buscar alternativas de recuperar as áreas invadidas.