número de doadores é insuficiente

A aproximação dos festejos juninos e das férias escolares, que resulta em maior número de viagens e intenso tráfego nas estradas, registra também o aumento no número de acidentes. Por conseqüência, eleva-se muito a demanda por bolsas de sangue para transfusão, enquanto, neste mesmo período, cai consideravelmente o número de doadores de sangue. Funcionando com estoque mínimo de segurança, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna necessita de uma média de 800 bolsas de sangue até o dia 30 de junho para atender a hospitais de toda região.

“Fazemos um apelo para os doadores e também para aqueles que queiram doar sangue pela primeira vez que procurem o Banco de Sangue antes do São João. Não deixem de doar antes de sair em viagem, realizando assim uma reserva segurança para todos que precisarem”, declarou a enfermeira coordenadora do Banco de Sangue, Lígia Natalino.

A meta do  Banco de Sangue  é manter uma coleta diária de 70 bolsas doadas, número que não ultrapassa 50 bolsas diariamente. “Mais preocupante ainda é a queda no número de doações com a aproximação de festas populares. Nesta quinta-feira registramos somente 30 doadores, o que já aponta para um cenário ainda mais crítico”, declarou Lígia.