O  deputado federal Geraldo Simões parabenizou o Governo Federal pelo lançamento do Plano de Aviação Regional e manifestou todo o seu apoio e disposição em defender a proposta junto à Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, da qual é titular. O plano foi anunciado pelo Ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt.

A intenção do governo é ampliar o número de aeroportos nacionais a 210 terminais até 2014. Atualmente são 130 em funcionamento. Com essa meta será atendida 94% da população brasileira, proporcionando acesso a aeroportos em um raio de 100 quilômetros. Para Simões, “sem dúvida, o crescimento e a melhoria de vida, verificados recentemente no Brasil, criam novas necessidades. Em decorrência do desenvolvimento é necessário proporcionar a ampliação da rede de transporte e oferecer mais serviços para atender a demanda crescente. Neste contexto é muito bem vindo este plano de expansão da aviação regional”.

POLO DE DESENVOLVIMENTO

Na opinião de Geraldo Simões, um aeroporto regional em Itabuna pode atender a demanda para voos a diversos destinos regionais, como a Porto Seguro, a Vitória da Conquista, Feira de Santana, Barreiras e Salvador e a outros centros regionais e nacionais. O aeroporto também servirá como apoio à expansão que se verificará na região devido ao desenvolvimento que já está ocorrendo. Um aeroporto é fundamental para o desenvolvimento local.

O deputado lamentou que, “remando contra a corrente, o Prefeito de Itabuna, em atitude absurda e condenável, sob qualquer ponto de vista, está destinando entulho resultante de obras na cidade ao aeroporto de Itabuna. Como o aeroporto está desativado, a prefeitura está usando a pista como depósito de terra, lama e entulho das obras de um canal da cidade. Metade da pista já está praticamente inutilizada”.

Matéria divulgada pelo Jornal Nacional  na semana passada, documentou a situação, mostrando como lixo, entulho, esgoto e lama estão acabando com o que existe da pista do aeroporto de Itabuna. “A partir desta tribuna, venho manifestar minha indignação e exigir do Prefeito a tomada imediata de medidas para reparar os danos causados à pista do aeroporto de Itabuna, e a retirada de lixo e entulho do local. Itabuna deve estar preparada para ser integrada a este plano do governo e sediar um novo aeroporto regional”, finalizou Geraldo Simões.