O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Jonas Paulo (foto), esteve em Itabuna hoje, no início da noite, para uma reunião com a direção local do PT e com a pré-candidata a prefeita, Juçara Feitosa, e seu marido, o deputado federal Geraldo Simões. Trouxe na bagagem um recado: a eleição de Juçara é questão de governo, segundo definição do governador Jaques Wagner.

O dirigente também trouxe embaixo do braço uma pesquisa, feita pelo governo do estado, em que Juçara aparece na frente de Azevedo com folga confortável, na modalidade estimulada – quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados. Na espontânea, há um empate técnico com o atual prefeito.

Jonas Paulo disse que no próximo dia 17 o comitê político do governo vai se reunir com todos os partidos aliados e mostrar a eles a importância de uma vitória do PT em Itabuna. O mesmo procedimento vai valer em relação às maiores cidades da Bahia. Se a eleição estiver polarizada, como é o caso de Itabuna na visão do governo, com maior chance para o candidato do PT, os petistas vão querer o apoio de todos.

“Claro que em algumas localidades a vantagem será de outro partido, e em uma situação de polarização aordem é não deixar que a oposição leve. Aí, é natural que o PT apoie o candiato que estiver melhor posicionado”.

“Estou conversando com o presidente do PCdoB, falamos sobre vários municípios, já temos acordo em uns, continuamos namorando em outros. O PT não será intransigente, assim como também o PCdoB. Temos, por exemplo, um bom acordo em Guanambi, onde apoiaremos o candidato comunista”, afirmou Jonas Paulo.

Juçara                                                           

O presidente do PT reafirmou que em Itabuna “o partido está unido em torno do nome de Juçara e, pelo que dizem as pesquisas, o povo também”. Jonas Paulo diz que essa é uma eleição estratégica, já que aqui quem governa é o DEM, partido que faz oposição a Wagner e a Dilma. “Juçara mostrou já na eleição de 2008 que é o nome que tem a simpatia do itabunense. Aliás, o povo de Itabuna percebeu que ali foi uma oportunidade perdida e, pelo que mostram as pesquisas, não vai querer perder uma segunda chance”. (do Trombone)